Fusão entre Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ilê Aiyê é ‘festa equivalente à noite da beleza negra’ no Festival de Verão

fusao-entre-daniela-mercury,-margareth-menezes-e-ile-aiye-e-‘festa-equivalente-a-noite-da-beleza-negra’-no-festival-de-verao

fusao-entre-daniela-mercury,-margareth-menezes-e-ile-aiye-e-‘festa-equivalente-a-noite-da-beleza-negra’-no-festival-de-verao


Encontro aconteceu na noite deste domingo (28), no Parque de Exposições, em Salvador. Ilê Aiyê faz apresentação com Daniela Mercury no Festival de Verão 2024, em Salvador
Joilson César/ Ag. Picnews
“É uma festa equivalente à noite da beleza negra”. Assim Daniela Mercury definiu seu encontro com Margareth Menezes e Ilê Aiyê.
A ministra da Cultura e o bloco afro mais antigo do Brasil foram os convidados especiais do show realizado por Daniela na noite deste domingo (28), no Festival de Verão, em Salvador.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
“Eu acho que é uma conjunção, como a gente fala”, iniciou a anfitriã do espetáculo, em entrevista ao Multishow, instantes antes de subir no palco Cais.
“Esse ano é um ano muito especial de encontros pra celebrar esses 25 anos [do festival], mas coincide com os 50 anos do Ilê, os 40 anos de Maga e meu. Nós que temos uma história de muita irmandade, de luta contra o racismo…”.
Ilê Aiyê faz participação no Festival de Verão Salvador neste domingo (28)
Jorge Jesus
A tal conjunção foi uma grande homenagem à cultura afrobrasileira e a exaltação da história de luta e resiliência do povo negro por meio de canções, como “Ilê Pérola Negra”, “O Mais Belo dos Belos”, “Faraó”, “Que Bloco É Esse?”, entre outras.
Saiba tudo sobre a festa na página do Festival de Verão
FOTOS: veja imagens do segundo dia do Festival de Verão Salvador
Daniela Mercury ao lado de Graça, cantora do Ilê Aiyê, no Festival de Verão
Jorge Jesus/Ag. PicNews
A noite da beleza negra, que pode se tornar patrimônio imaterial da Bahia, é a tradicional festa em que o Ilê elege sua Deusa do Ébano. Em dezembro passado, a empresária, professora e coreógrafa Larissa Valéria Sá Sacramento conquistou o posto para 2024.
Margareth Menezes se apresentou ao lado de Daniela Mercury e Ilê Aiyê no Festival de Verão
Jorge Jesus/ Ag. PicNews
Mas, para esta noite, Daniela brincou que o título foi emprestado a Margareth Menezes.
“Tem uma Deusa do Ébano que está ocupando um lugar importantíssimo pra nós”, afirmou, em referência ao comando do Ministério da Cultura. A cantora foi recebida no palco com gritos de “ministra, ministra” por parte do público.
Respeito e valorização dos blocos afro
Apoiadora dos blocos afros, Daniela Mercury provocou a sociedade ao questionar quando um bloco afro ganhou o prêmio de “música do carnaval”.
“Nunca ganhou porque nunca concorre”, respondeu o seu próprio questionamento. Em protesto, ela ressaltou que só volta a participar da disputa quando os blocos afro tiverem seu espaço garantido.
Em meio à discussão, o g1 e a TV Bahia aproveitam os 50 anos de história do Ilê para homenagear o mais belo dos belos com uam edição especial do troféu Bahia Folia. Nesta edição, o o público vai escolher a música do grupo que melhor representa o carnaval.
Bahia Folia Especial Ilê Aiyê 50 anos: qual música do primeiro bloco afro do Brasil melhor representa o carnaval?
Veja como foram os shows anteriores:
Participação de Gabriel O Pensador em show de Lulu Santos transporta público em viagem aos anos 1990: ‘Cabe todo mundo na nossa nave’
Maria Rita desce do salto e se entrega em dueto para sambar com Thiaguinho: ‘A gente tem muitas histórias de alma’
Gloria Groove e Péricles mostram potência vocal em show com direito a clássico de Stevie Wonder em versão pagode: ‘Lendário’
Àttooxxá bota o público para dançar com groove arrastado e participação do Afrobapho no Festival de Verão
No sábado (27), os destaques foram a junção de Carlinhos Brown com BaianaSystem; show especial de Ivete Sangalo; e CeeLo Green como atração internacional.
Confira:
‘Paredão Patuscada’: união entre Brown e BaianaSystem destaca expressão de ritmos africanos com show icônico em Salvador
Com dançarino mirim e abraço de Brown, Ivete antecipa carnaval no Festival de Verão: ’25 anos que venho vivendo coisas fabulosas’
CeeLo Green entrega show pop com capoeira, hits de Roberto Carlos e Teló e participação do Quabales em Salvador
Neste segundo e último dia de festival, o público confere ainda shows de Caetano Veloso, Léo Santana com participação de Luísa Sonza e mais.
Confira a ordem das próximas apresentações:
Leo Santana chama Luisa Sonza – Palco Cais
Caetano Veloso – Palco Ponte
Seu Jorge chama Mano Brown – Palco Ponte
Teto chama Matuê – Palco Cais
LEIA TAMBÉM
Encontros poderosos e momentos únicos’, promete diretor artístico do Festival de Verão
Quiz: você sabe tudo sobre os encontros do Festival de Verão Salvador?
Idealizado e organizado pela Bahia Eventos, correalizado pela Salvador Produções e com direção artística de Zé Ricardo, o Festival de Verão traz cerca de 30 horas de shows com a participação de mais de 40 atrações, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião, além de diversas experiências para o público.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Confira os vídeos do segundo dia do Festival de Verão 2024 💻
.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.