Araquari tem aumento de 5.000% nos casos de dengue e decreta epidemia

araquari-tem-aumento-de-5.000%-nos-casos-de-dengue-e-decreta-epidemia

Araquari decretou situação de epidemia por dengue após registrar um aumento significativo no número de casos. Conforme a prefeitura da cidade do Norte de Santa Catarina, em janeiro deste ano já foram registrados 161 confirmações da doença, o que significa um aumento de 5.000% se comparado ao mesmo período do ano anterior, que tinha apenas três casos.

Cidade registrou aumento de 5.000% se comparado ao mesmo período do ano anterior – Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação

Somente em janeiro de 2024, a cidade já atingiu a marca de notificações que, em 2023, foram registradas somente em abril. Até a última sexta-feira (26), Araquari tinha recebido 398 notificações de dengue. Destas, 160 foram confirmadas e 114 permanecem em investigação.

Atualmente, Araquari possui 45.283 moradores, informou a prefeitura da cidade. O parâmetro para considerar epidemia é de 300 casos para cada 100 mil habitantes. A situação de epidemia foi confirmada pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), da Secretaria de Estado de Saúde.

O decreto de situação de epidemia levantou um alerta, não só para a cidade de Araquari, mas para a região Norte do estado, aponta o prefeito Clenilton Pereira.

“Isso afoga o sistema público de saúde, o atendimento no PA (Pronto Atendimento), nas UBSs (Unidade Básica de Saúde), não só de Araquari, mas também de toda a região. Então faço aqui um apelo para que a comunidade limpe o terreno de casa, dê uma olhada no quintal, denuncie se tiver alguma água parada em terreno baldio e lixo acumulado”, destaca Clenilton.

Conforme o prefeito, na próxima quarta-feira (31) um mutirão de limpeza, que vai envolver diversas secretarias do município, vai ser realizado no loteamento São Benedito, no bairro Itinga, que concentra o maior número de casos da doença. “Convido toda a comunidade também para participar”, diz.

O mutirão acontece das 8h às 17h. O ponto de encontro é a Subprefeitura do Itinga, na rua Alberto Natalino Miquelute 7893. Além de limpeza de terrenos baldios e roçadas, também será feita a orientação para a comunidade e visitas domiciliares.

A comunidade pode ajudar abrindo as residências para as equipes responsáveis pela inspeção. Os profissionais vão estar devidamente identificados com coletes e carros oficiais.

Vacina contra a dengue

Araquari deve receber as vacinas contra a dengue fornecidas pelo Ministério da Saúde. A distribuição será coordenada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina.

O município que tem 45.283 habitantes está entre as 13 cidades inseridas na regional de saúde do Nordeste, que inclui também Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

As vacinas serão destinadas a regiões de saúde com municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta altas taxas nos últimos meses.

“Estamos agora aguardando as instruções da DIV de Santa Catarina sobre a quantidade de doses que iremos receber e o público alvo”, comenta o prefeito.

Denúncias

A principal forma de combater a proliferação do mosquito da dengue é não deixando água parada. Além de limpar o quintal, o morador de Araquari pode denunciar acúmulo de lixo pelos telefones 156 ou pelo WhatsApp (47) 98462-5677

Adicionar aos favoritos o Link permanente.