Há 51 anos: Avaí perde para o Boca Juniors e no Figueirense, Ortiga se afasta da presidência

No Avaí, derrota para o Boca Juniors, no Adolfo Konder. E no Figueirense, presidente Ortiga se afasta da presidência – Foto: Acervo Biblioteca Pública SC – Hemeroteca Digital/Jornal O Estado

Há 51 anos, no dia 27 de janeiro de 1973, o Jornal O Estado publicava matéria com o resultado e a análise do jogo diante do Avaí diante do Boca Juniors, da Argentina. O jogo valeu como estreia do time azurra na Copa Atlântico Sul. Ele foi realizado no estádio Adolfo Konder que tinha recebido nova e forte iluminação.

Segundo a matéria, apesar de ter jogado bem, o Avaí perdeu pelo placar de 3 a 1. Os gols dos argentinos foram anotados por Potente, Guerini e Curioni, com o lateral Orivaldo, descontando para o Leão da Ilha. O Jornal O Estado analisou o desempenho de cada jogador. O destaque foi o meia Zenon (que depois iria brilhar no futebol nacional chegando a vestir a camisa da Seleção Brasileira). Paulo Henrique, fez uma grande estreia pelo time azurra.

“O árbitro do encontro foi o gaúcho RoqueJosé Galaz, com boa atuação, auxiliado por Evaldo Teixeira e Osmarino Nascimento. As duas equipes apresentaram as seguintes constituições: BOCA JUNIORS: Vidalle; Malbernat, Mouzo, Ovide e Rogel; Pachame e Romero; Ferrero, Curioni (Galletti), Potente (Peracca) e Guerini. AVAI: Rúbens, Souza, Vilela, Paulo Henrique e Orivaldo; Miltinho (Afonsinho) e Celso; Ademir,Lica, Zenon e João Carlos. O. primeiro tempo terminou com o placar de um a zero para o Boca, gol de Potente, aos 36 minutos. No período fínal, Orivaldo, aos seis empatou para o Avaí, enquanto Guerini aos 17 e Curioni aos 38 assinalaram os gols da vitória do time argentino. A renda no Adolfo Konder foi fraca: Cr$ 40045,00, com 3.561 pagantes.”

 

Enquanto no Figueirense, o presidente do clube, o major Jose Mauro da Costa Ortiga, pediu licença do cargo por indeterminado por problemas de saúde. No entanto, garantiu que mesmo afastado, iria lutar pela continuação da reforma do estádio Orlando Scarpelli e que iria se manter firme para o Alvinegro entrasse no Campeonato Nacional. Ariel Botarro assumiu o cargo como presidente do Figueirense após a reunião do Conselho Deliberativo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.