Fiat Riva, Delahaye e Horch: veículos fabricados há mais de 100 anos são expostos em museu no interior de MG

Museu localizado em Carmo da Mata reúne além dos veículos e uma coleção de relógios antigos. Museu do Automóvel – Carmo da Mata
Museu do Automóvel /Divulgação
Fiat Riva, Delahaye e Horch são alguns dos carros que fizeram história na indústria automotiva e estão expostos no Museu do Automóvel, localizado em Carmo da Mata, no Centro-Oeste de Minas. O local reúne veículos que foram produzidos há mais de 100 anos e chamam a atenção de visitantes de diversas regiões.
O empresário proprietário do museu, Rúbio Fernal Fernandes, contou ao g1 que a coleção destas relíquias começou com veículos que pertenceram aos familiares dele. Esta história já tem mais de 50 anos.
“Restaurando carros que pertenceram a membros da família, surgiu a ideia desta coleção. É uma coleção que abrange modelos únicos, outros modelos mostram ao longo do tempo a evolução dos projetos das carrocerias e da mecânica”, contou.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No salão do museu é possível viver uma experiência de volta ao passado. Isso porque o local reúne alguns dos veículos que marcaram época e também fizeram história no setor automotivo. Apesar de reformados, os carros mantêm as características originais.
“O mais antigo é um carro carruagem, fabricado nos Estados Unidos por volta de 1895, os americanos o chamaram naquele momento de High Wheeler, porque na verdade era uma carruagem, era um Tilbury até então puxado a cavalo, o qual foi adaptado com um motor”, explicou Rúbio.
Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
Museu do Automóvel – Carmo da Mata
Museu do Automóvel/Divulgação
Ainda segundo o empresário, a coleção é composta por veículos de origem estadunidense, europeia e brasileira.
“Temos praticamente um exemplar de cada um daqueles que foi fabricado no Brasil, alguns até muito raros, como o Itamaraty, Executivo, que foram fabricadas pouco mais de 20 unidades. Também o famoso Brasinca, Uirapuru que foi um carro avançadíssimo para sua época – o primeiro grande carro esportivo brasileiro e que aqui temos um exemplar”, completou.
Museu do Automóvel – Carmo da Mata
Museu do Automóvel /Divulgação
Relógios
Além da coleção de carros, o museu também tem um espaço dedicado à exposição de relógios. E não é qualquer relógio, são aqueles que estiveram na história de muitas famílias em décadas passadas.
“Aqui temos vários relógios, entre eles, um grego que se chama Clepsidra. Ele marcou o tempo da humanidade entre 2000 e 3000 mil anos atrás, é um relógio onde a água é que movia os ponteiros. Depois foi substituído pela areia na ampulheta e por aí vai”, comentou Rúbio.
Museu do Automóvel – relógios – Carmo da Mata
Museu do Automóvel / Divulgação
De acordo com Marcos Otávio da Costa Teixeira, responsável pelas visitas ao museu, a visitação pode ser feita aos finais de semana mediante agendamento pelo telefone (37) 99902-2331. Os ingressos são no valor de R$ 50.
“O dinheiro [ingresso] é revertido para o Instituto de Cultura, Arte, Fazer Responsável e Educação Ambiental (Icafe). Ficamos muito felizes em receber as pessoas para conhecer o museu”, encerrou.
Relógios – Museu do Automóvel – Carmo da Mata
Museu do Automóvel/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
DIVINÓPOLIS: Trio é detido com mais de 15 barras de maconha
DENGUE: Divinópolis tem 334 casos da doença confirmados em 2024
DEBATE NAS REDES: Pesquisadora sugere colocar sal em chá para deixar bebida menos amarga
Siga o g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.