Programa Acolher, da Unimed Blumenau, contribui para agilizar tratamentos oncológicos

programa-acolher,-da-unimed-blumenau,-contribui-para-agilizar-tratamentos-oncologicos


Iniciativa também oferece atendimento preventivo e suporte emocional aos pacientes Com um atendimento humanizado e os recursos corretos, o peso de um tratamento de câncer pode ser amenizado, aumentando as chances de sobrevida do paciente. É com esse propósito que a Unimed Blumenau investiu no Programa Acolher — um amplo projeto de atendimento aos pacientes beneficiados que contribui de forma multidisciplinar ao tratamento.
O projeto começou em maio do ano passado, e hoje, já é responsável por contribuir com o tratamento de mais de 100 pacientes. A maioria dos casos são de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, em estágios iniciais da doença.
A médica responsável, Natascha Ruzza, comenta que muitos pacientes iniciam o tratamento de forma tardia por falta de diagnóstico, ou optam por não continuar com as sessões de quimioterapia e radioterapia por falta de apoio durante o processo.
“Quando o paciente é amparado desde o início, ele tem acesso a uma maior qualidade de vida, o que reflete diretamente nas chances de cura. É isso o que estamos fazendo: contribuindo para que todo o apoio necessário seja oferecido, desde o diagnóstico até o fim do tratamento”, comenta a profissional.
Recentemente, a Unimed Blumenau investiu na implementação de um Centro Oncológico com uma estrutura tecnológica e moderna. O espaço soma às atividades do Programa Acolher, garantindo ainda mais rapidez e eficiência no atendimento das demandas dos pacientes. Para se ter uma ideia da agilidade, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recomenda que o tratamento deve começar em até 60 dias após o diagnóstico, mas os pacientes atendidos pelo Programa Acolher têm seus pedidos autorizados entre um e sete dias.
Como funciona o Programa Acolher
Desde o início, quando o paciente está fazendo o rastreio de exames que sugerem o câncer, a equipe do Programa Acolher entra em cena. O primeiro passo é abordar o paciente e se colocar à disposição para agilizar o agendamento de novas consultas, exames, procedimentos ou internações hospitalares.
Com o decorrer do tratamento, o Programa Acolher também fica responsável por monitorar qualquer reação adversa que o paciente possa apresentar, como indisposições ou efeitos colaterais da medicação. Essa medida permite tratar os sintomas antes de um agravamento, garantindo a redução de internações ou riscos de infecção hospitalar.
Cabe ao time, ainda, orientar os familiares prestando todas as informações necessárias durante o tratamento, além de conectar o paciente com outras pessoas que enfrentam as mesmas condições, formando grupos de apoio.
“O paciente recebe um atendimento humanizado em todas as etapas, incluindo a suspeita, diagnóstico e tratamento do câncer. Isso envolve a prestação de cuidados que consideram não apenas as necessidades médicas, mas também as emocionais, aconselhamento, suporte nutricional, sociais e psicológicas do paciente. O objetivo é proporcionar uma experiência de cuidado abrangente ao longo de sua jornada de tratamento contra o câncer”, afirma a enfermeira Vivian Barros, que faz parte da equipe do programa.
Durante o tratamento, os pacientes recebem isenção da coparticipação em alguns procedimentos, como consultas com dentistas, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas. O número de atendimentos sem custos ao beneficiário varia conforme o caso, mas o intuito é permitir que os pacientes tenham acesso a um tratamento multidisciplinar, com foco total no bem-estar e na qualidade de vida.
O Programa Acolher na prática
Há três meses, o paciente Noeli Cesar Mendes recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão, após ter passado por uma tomografia. De imediato, ele conta que começou o tratamento na Unimed Blumenau, e que foi bem atendido desde o primeiro contato.
“A estrutura do Programa Acolher é excelente e conta com profissionais que nos passam muita segurança. Um dos grandes diferenciais é a humanização no atendimento, pois tenho apoio total dos profissionais especialistas, sejam eles médicos oncologistas, psicólogos e nutricionistas. Essa característica traz muita segurança no atendimento”, comenta o paciente.
O projeto já é responsável por contribuir com o tratamento de mais de 100 pacientes
Divulgação
Já Alexandra Mara Guetter Bortolotto descobriu o câncer de mama em um exame de rotina em março do ano passado. Logo de início, ela conta que decidiu enfrentar o tratamento de uma forma tranquila, e pôde contar com todo o atendimento de forma rápida e eficiente. Em dezembro de 2023, depois de sessões de quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia, ela venceu a doença.
O apoio do Programa Acolher começou quando Alexandra fez a sua segunda sessão de quimioterapia. Segundo ela, depois de ser integrada ao projeto, ela passou a receber ligações com dicas e orientações da equipe. A partir deste contato, ela passou a consultar uma nutricionista especialista em tratamento oncológico.
Alexandra comenta que, com o atendimento, foi possível tirar dúvidas, agilizar o agendamento de exames, marcar procedimentos e garantir apoio mesmo após o fim do tratamento.
“O Programa foi um diferencial gigante. Ter alguém que te indica onde ir, como fazer, garantir autorizações ou até ter acesso a medicamentos e curativos é essencial. No processo de câncer, muitas vezes as pessoas ficam perdidas, chocadas e não sabem por onde seguir. Mas, com o atendimento, é possível ter o acolhimento necessário para seguir com o processo de forma segura e confortável”, relata a paciente.
Para saber mais sobre o Programa Acolher, acesse o site da Unimed Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.