PF apura se Ramagem seguia recebendo informações da Abin mesmo após deixar órgão

pf-apura-se-ramagem-seguia-recebendo-informacoes-da-abin-mesmo-apos-deixar-orgao


Para integrantes da Corte, Bolsonaro e general Heleno atuavam como avalistas de espionagem ilegal. O delegado Alexandre Ramagem, impedido de assumir o comando da PF por decisão do ministro Alexandre de Moraes
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
A Polícia Federal investiga se Alexandre Ramagem continuou recebendo informações da Abin, a Agência Brasileira de Inteligência, mesmo após deixar cargo.
O ex-diretor-geral da Abin é alvo de buscas em uma investigação sobre espionagem de autoridades em uma operação da PF realizada nesta quinta (25).
A suspeita é de que, durante o governo Bolsonaro, a Abin tenha usado o software para monitorar, ilegalmente, autoridades públicas como governadores e até integrantes do Supremo Tribunal Federal.
DANIELA LIMA: PF investiga se Abin espionou Moraes, Gilmar Mendes e políticos
Segundo as investigações, a espionagem era feita com o software israelense FirstMile – e, por conta disso, os dados eram armazenados fora do país. Segundo o diretor-geral da PF, Andrei Passos, a espionagem atingiu 30 mil brasileiros.
Ministros do Supremo Tribunal Federal ouvidos pelo blog acreditam que a montagem de uma ‘Abin paralela’ só teria viabilidade com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e do ex-chefe do GSI, general Heleno, que não são alvos da operação de hoje.
Alexandre Ramagem é próximo da família Bolsonaro. Ele entrou para a PF como delegado em 2005 e chefiou a equipe de segurança do ex-presidente na campanha eleitoral de 2018, depois do atentado a faca em Juiz de Fora (MG).
E mais: Valdemar vê perseguição em ação contra Ramagem, e núcleo duro de Bolsonaro teme que Heleno seja o próximo
Abin teria produzido provas para auxiliar Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas
Ana Flor: Além de espionar desafetos, governo Bolsonaro usava Abin para monitorar entorno dos filhos do presidente
PF faz buscas em nova operação contra suposta espionagem ilegal na Abin
Adicionar aos favoritos o Link permanente.