Vacina contra dengue: municípios do Alto Tietê estão na lista de cidades que vão receber doses do imunizante

vacina-contra-dengue:-municipios-do-alto-tiete-estao-na-lista-de-cidades-que-vao-receber-doses-do-imunizante

vacina-contra-dengue:-municipios-do-alto-tiete-estao-na-lista-de-cidades-que-vao-receber-doses-do-imunizante


Lista com mais de 500 cidades contempladas com a dose foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Ministério da Saúde. Imunizante será destinada a pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Vacina Qdenga protege contra quatro sorotipos da doença
Clinica Vaccinate/Divulgação
Todos os dez municípios do Alto Tietê aparecem na lista de cidades que vão receber doses da vacina contra a dengue, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). A aplicação do imunizante está prevista para começar em fevereiro.
A vacina será destinada a pessoas de 10 a 14 anos em cidades com mais de 100 mil habitantes e com alto volume de casos de dengue tipo 2. Além disso, os municípios vizinhos a essas cidades prioritárias também vão receber o imunizante.
LEIA MAIS:
Vacina contra dengue no SUS: governo define municípios que vão receber a vacina; veja lista
Número de casos de dengue tem queda de mais de 20% no Alto Tietê; saiba como se proteger
Segundo levantamento do g1, ao longo dos 11 primeiros meses de 2023, oito cidades do Alto Tietê realizaram 979 exames de dengue com resultados positivos, contra 1.316 no ano passado, o que representa uma queda de 25,6%.
Prioridades
Ao todo, de acordo com o Ministério da Saúde, foram incluídas mais de 500 cidades em 16 estados para a imunização que começa em fevereiro.
O Brasil é o primeiro país no mundo a oferecer o imunizante na rede pública, mas enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses. O Ministério da Saúde vai receber pouco mais de 6 milhões de doses — 5,2 milhões foram compradas do laboratório Takeda e 1,3 foram doadas.
Porém, o público vacinado contra a doença será menor, pois são necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses. O volume é por limitação na capacidade de produção.
Com isso, o governo definiu os seguintes critérios de priorização:
O Ministério da Saúde definiu como prioridade a vacinação de pessoas de 10 a 14 anos por estarem entre o público com maior número de internações pela doença;
Foram incluídos os municípios de grande porte — com mais de 100 mil habitantes — e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2;
Além disso, as cidades próximas a esses locais também foram incluídas no que o governo chama de “regiões de saúde”.
Dessa forma, 521 cidades de 16 estados e o Distrito Federal serão contempladas com as doses do imunizante.
A imunização começa em fevereiro, mas não de maneira uniforme. Isso porque isso depende da disponibilização de doses. As primeiras unidades chegaram ao país no último fim de semana e a previsão é que o volume total de vacinas compradas sejam entregues até novembro.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.