Chuva alaga ruas e deixa famílias desabrigadas no Litoral Norte de São Paulo

chuva-alaga-ruas-e-deixa-familias-desabrigadas-no-litoral-norte-de-sao-paulo


A chuva começou na noite desta quarta-feira (25). Há registro de desalojados e desabrigados em Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba. Não há feridos até o momento. Chuva forte atinge Litoral Norte de SP, alaga ruas e deixa famílias desabrigadas
Divulgação/Prefeitura de Ubatuba
Uma chuva forte que atinge o Litoral Norte de São Paulo desde a noite desta quarta-feira (25) provoca alagamentos e deixa famílias desabrigadas nas cidades da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O temporal começou por volta das 19h e segue na manhã desta quinta-feira (25). Há risco de deslizamentos de terra e, por isso, algumas pessoas precisaram deixar suas casas.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior registro de chuva está em Caraguatatuba. Foram registrados 155 milímetros nas últimas 12 horas em uma estação do bairro Tabatinga.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Confira as informações em cada cidade:
São Sebastião
A Defesa Civil Estadual informou que uma chuva de grande intensidade atinge a cidade desde a noite, o que provoca pontos de alagamento nos bairros Juquehy, Barra do Sahy, Barra do Una, Cambuí e Boracéia.
Em entrevista ao Bom Dia São Paulo, o vice-prefeito da cidade, Reinaldo Moreira, informou que 150 milímetros de chuva foram registrados na Vila Sahy – epicentro da tragédia de fevereiro do ano passado, quando 64 pessoas morreram – nas últimas 12 horas.
“Recebemos um alerta do Cemaden de alto risco de movimento de massa, o que nos preocupa bastante nas encostas. Então decidimos fazer alertas como forma de prevenção e para que o nosso plano de contingência fosse acionado”, disse o vice-prefeito.
Por conta disso, a sirena de alerta foi instalada no bairro e orientou, pela primeira vez, os moradores a deixarem suas casas e irem a locais seguros por risco de deslizamentos.
Sirene toca pela primeira vez e alerta sobre riscos de deslizamentos na Vila Sahy
Segundo a prefeitura, um abrigo foi montado na Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus para receber os moradores até a chuva parar ou as águas das ruas baixarem. Até o momento, quatro pessoas estão no local.
A prefeitura informou ainda que três famílias foram removidas de suas casas em Toque-Toque Pequeno, que também fica na Costa Sul da cidade, por risco de escorregamento de terra.
Abrigo na Vila Sahy, em São Sebastião
Divulgação/Prefeitura de São Sebastião
Os moradores foram levados para a sede da Associação de Moradores de Toque-Toque Pequeno (Sapeque), onde passaram a noite.
Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba informou que duas famílias estão desalojadas na cidade e passaram a noite na casa de parentes ou amigos. Uma das famílias tem seis pessoas e a outra duas.
Além disso, há registro de quatro árvores caídas.
Ubatuba
A Defesa Civil de Ubatuba informou que sete famílias – um total de 23 pessoas – estão desalojadas. Elas estão em casas de parentes ou amigos.
Há alagamentos nos bairros Estufa I, Perequê-Açu, Botafogo, Parque Guarani, Anchieta, Usina Velha e também na avenida Rio Grande do Sul.
Foram registradas ainda quedas de oito árvores na cidade. Sete árvores caíram sobre ruas e uma caiu sobre um carro no bairro do Lázaro. Não há vítimas.
A Defesa Civil informou ainda que houve dois deslizamentos de terra na região sul da cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Adicionar aos favoritos o Link permanente.