Arquivo Histórico Municipal de São Paulo guarda documentos importantes da capital; veja como visitar espaço gratuitamente

arquivo-historico-municipal-de-sao-paulo-guarda-documentos-importantes-da-capital;-veja-como-visitar-espaco-gratuitamente


Entre as peças do acervo estão os documentos preservados mais antigos da colonização na América Latina: atas das primeiras reuniões da Câmara de São Paulo, de 1555. Documento do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
Ricardo Reichhardt/TV Globo
Quem pensa no Arquivo Histórico Municipal de São Paulo pode imaginar que se trata de um prédio com muitas salas, armários e documentos inacessíveis para quem quer conhecer a história da capital.
Mas a instituição está de portas abertas e tem muito conteúdo exposto pra quem se interessar em visitar o prédio — uma construção do começo do século passado, que leva o nome do seu arquiteto: Ramos de Azevedo.
“Nosso propósito aqui não é só dar difusão a esse acervo que a gente custodia, mas também pluralizar e flexibilizar um pouco essa fórmula e mostrar para vários tipos de grupos sociais”, explica Guilherme Borba, diretor do Arquivo.
Entre as peças está o documento preservado mais antigo da colonização na América Latina: atas das primeiras reuniões da Câmara de São Paulo, de 1555. Em outro ponto, há o primeiro projeto de ajardinamento da Praça da República, de 1901 (foto acima).
“Não é exatamente como hoje você vê a Praça da República. Uma curiosidade dele, por exemplo, é que, na época, os dirigentes acharam que esse projeto era muito ‘cartesiano’ e que a praça devia ser mais fluida. E, de fato, hoje, quando você visita a praça, percebe que os caminhos são mais convidativos”, completa Borba.
SERVIÇO
Arquivo Histórico Municipal
Local: Praça Coronel Fernando Prestes, 152, Bom Retiro (Centro)
Funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 16h
Agendamentos e informações: clique aqui para agendar gratuitamente
Documentos do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
Ricardo Reichhardt/TV Globo
Documentos do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
Ricardo Reichhardt/TV Globo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.