5 dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável

5-dicas-para-aproveitar-o-carnaval-de-forma-saudavel

5 dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável FreePik

Para muitas pessoas, o Carnaval é a melhor festa do ano. Os blocos de rua, festas livres e desfiles das escolas de samba, movimentam milhões de pessoas, entre brasileiros e turistas que vem de fora, para aproveitar a principal festa popular e se divertir.

Todos sabemos que os dias de folia de Carnaval podem ser animados e inesquecíveis, mas precisam de cuidados e alguns alertas. Será que, então que é preciso deixar de ir na folia? É claro que não! Há muitas dicas para garantir a alegria, saúde e segurança e voltar para casa tranquilo. Por isso, confira dicas fundamentais que a médica Georgia Zattar separou para evitar problemas, sem exageros e garantir a diversão completa.

1.  Hidrate-se bem neste carnaval

Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação. Mas atenção às condições de higiene ao comer na rua: não deixe que uma intoxicação alimentar interrompa sua festa. 

2.  Use protetor solar e tome cuidado com a pele

O uso do protetor solar é essencial nos blocos diurnos e para a qualidade da maquiagem, brilho e glitter. Eventualmente, produtos de origem duvidosa podem causar alergias ou dermatites de contato.

Não é só para o carnaval, mas nessa data você precisa redobrar sua atenção. Aposte num protetor solar com fator de proteção alto e de acordo com o seu tipo de pele.

O protetor solar não somente evita que fique todo queimado no dia seguinte, como também diminui as chances de contrair o câncer de pele, que é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil e no mundo.

3.  Alimente-se bem

Muito comum, no calor da folia, ingerir alimentos de baixo valor nutricional. Isso é um erro. “Lembre-se que seu corpo está exposto a muitos tipos de perigos e um sistema imunológico baixo é a porta de entrada principal para várias doenças”, alerta a Dra. Georgia.

Faça pelo menos 3 alimentações ricas durante o dia: tome um bom café da manhã, almoce – comida mesmo, nada de junk food – e jante para dormir bem nutrido. Como o Carnaval acontece no verão, não deixe de lado frutas, sucos e verduras – bem higienizadas!

4.  Cuidado com as doenças transmissiveis!

Contatos íntimos, como por meio do beijo, são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).

5.  Use roupas leves e que garantam a sua mobilidade

Todo mundo gosta de uma boa fantasia, que represente seus gostos e estilo. O Carnaval é esse momento de colocar para fora toda a criatividade, mas cuidado: não deixe de lado seu conforto. Dra.Georgia recomenda ”Usar roupas leves, de algodão, ficar longe de tecidos sintéticos que esquentam mais e evitar ficar com roupas molhadas por muito tempo, pois podem provocar micoses”.

Lembre-se de que você provavelmente vai andar bastante, pular e dançar. Por isso, pense em looks e calçados confortáveis. Nada de panos muito grossos, que podem esquentar pinicar e até machucar, que ainda dificultam a transpiração, e cortes muito apertados, sobretudo nos pontos de dobra do seu corpo – joelho, cotovelos, cintura etc.

Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.