Vítimas da covid-19 serão homenageadas em memorial na Fiocruz do RJ

As vítimas de covid-19 serão homenageadas em um memorial. O iniciativa é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que realizará um concurso nacional para a contratação de um projeto arquitetônico e paisagístico para o empreendimento. A organização do certame ficará com o Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). O memorial será construído na sede da Fiocruz em Manguinhos, bairro da zona norte da capital fluminense.

Renato Gama-Rosa, chefe do departamento de patrimônio histórico da Casa de Oswaldo Cruz, explica as diretrizes que a proposta deve seguir.

“A Fiocruz deseja que a proposta privilegie elementos como valorização da vida e da ciência, solidariedade, luto, cuidado, cura, prevenção e resistência. O terreno a ser instalado o memorial está situado próximo à entrada principal da Fiocruz em sua sede no Rio de Janeiro, e conta com um espelho d’água, chafariz e espaço verde que devem ser considerados e integrados ao projeto”. 

O especialista aponta também que por se tratar de área preservada sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o projeto deve seguir as diretrizes do órgão. 

Os três projetos mais bem classificados serão premiados. Ao todo, vão ser distribuídos 40 mil reais em prêmios. Os autores do trabalho classificado em primeiro lugar serão contratados para desenvolver o projeto executivo do memorial. O valor estimado do contrato é de R$ 1,5 milhão.

Poderão participar do concurso arquitetas e arquitetos e urbanistas devidamente registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), individualmente ou em equipe, conforme definido no edital. 

Direitos Humanos Rio de Janeiro 24/01/2024 – 17:30 Roberto Piza/Pollyane Marques Carolina Pessoa – repórter da Rádio Nacional memorial das vítimas da covid-19 concurso nacional Fiocruz vítimas da covid-19 quarta-feira, 24 Janeiro, 2024 – 17:30 1:46

Adicionar aos favoritos o Link permanente.