Elói Pietá sai do PT e critica processo de escolha de pré-candidato em Guarulhos: ‘Partido Republicano é mais democrático’

eloi-pieta-sai-do-pt-e-critica-processo-de-escolha-de-pre-candidato-em-guarulhos:-‘partido-republicano-e-mais-democratico’


‘PT tomou a decisão alegando que era hora de a fila andar’, disse ao g1 Pietá, que foi prefeito da cidade por dois mandatos. Diretório Municipal do partido em Guarulhos escolheu Alencar Santana (PT) como pré-candidato à prefeitura. Elói Pietá (à esq.) e Alencar Santana (à dir.)
Reprodução/PT
Elói Pietá, ex-prefeito da cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, se desfiliou do Partido dos Trabalhadores (PT) nesta terça-feira (23) e fez duras críticas ao processo de escolha da legenda para o pré-candidato à prefeitura do município.
“[O PT tomou a decisão] alegando que era hora de a fila andar, ‘vamos colocar gente mais jovem’. Eu argumentava: ‘Por que não puseram o Haddad para candidato a presidente da República e colocaram o Lula, que é da minha geração? Argumentos que não têm uma razão objetiva para a cidade”, disse Pietá ao g1.
“Lamentável. O processo de escolha do candidato a presidente do Partido Republicano nos Estados Unidos é mais democrático do que o do PT em Guarulhos para prefeito. Lá, eleitores republicanos decidem. Aqui, 35 membros do diretório não deixaram 25 mil filiados e filiadas decidirem”, disse o ex-prefeito na última semana.
Em outubro de 2023, o Diretório Municipal do partido escolheu, por 35 votos a 11, o nome do deputado federal Alencar Santana (PT) concorrer à corrida eleitoral em Guarulhos;
Prefeito da cidade em dois mandatos (2001-2004 e 2005-2008), Elói diz que, em uma decisão questionável, o grupo que tem maioria no Diretório Nacional do PT alterou uma regra “mesmo que o estatuto impeça que o Diretório altere o Estatuto”.
“Alterou dizendo que o Diretório Municipal da cidade pode escolher o candidato prefeito. O que aconteceu? Numa cidade de 25 mil filiados e filiados ao partido, 35 pessoas do Diretório Municipal escolheram o candidato”, afirmou.
“Eu disse que não a considerava legítima [a decisão]. Mas como o PT continuou legitimando isso, não dava mais para esperar”, contou ele, que agora vai decidir para qual partido irá para viabilizar sua pré-candidatura em busca da cadeira de prefeito.
O partido escolhido, segundo ele, será algum dos que compõem a base do governo Lula.
Elói chegou a acionar a Justiça de São Paulo contra a posição do PT de Guarulhos, mas disse que o processo será extinto com sua desfiliação.
O g1 pediu posicionamento do PT de Guarulhos em relação à escolha de Alencar Santana e às críticas de Pietá, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.