Operação da PF investiga vazamento ilegal da prova do Enem

Nesta quarta-feira (24), agentes da Polícia Federal cumpriram dois mandados de busca e apreensão, em Sobral, no Ceará, a 230 quilômetros da capital, Fortaleza. Os agentes apreenderam materiais para ajudar nas investigações sobre um vazamento ilegal da prova do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.

Os mandados para a Operação Limite Virtual, em que os foram autorizados pela Justiça Federal em Sobral, depois que o Inep, responsável pelas provas, acionou a justiça para que a Polícia Federal investigue o caso. A PF identificou o suspeito pelo vazamento, e ele mora na cidade em que foram cumpridos os mandados.

Segundo a apuração, ele teria divulgado de forma ilícita o tema da redação referente ao caderno rosa das provas de novembro passado, ainda durante a aplicação do exame. Se for comprovado o vazamento, o investigado pode responder pelo crime de fraude em processo seletivo de interesse público. Se condenado, pode pegar até oito anos de prisão.

Segundo a PF, a Operação Limite Virtual faz uma referência ao alerta para os limites que devem ser impostos nas redes sociais.

Geral Brasília 24/01/2024 – 13:19 Nádia Faggiani/ Renata Batista Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional Operação Limite Virtual Enem 2023 Polícia Federal quarta-feira, 24 Janeiro, 2024 – 13:19 77:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.