A Rampage que encara tudo

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A Rampage que encara tudoEduardo Rocha
Poder de sedução

Rampage multiplica vendas da RAM no Brasil e tem a versão Rebel a sua melhor expressão off-road

por Eduardo Rocha

Auto Press

A aposta da Stellantis ao projetar a picape Rampage não era das mais arriscadas. Afinal, a marca RAM goza de um bom prestígio no mercado brasileiro e a produção seria bastante simplificada pelas sinergias possíveis do modelo com a Fiat Toro, também produzida em Goiana, Pernambuco. Mas talvez nem as previsões mais otimistas dos executivos da marca dessem conta do desempenho de mercado apresentado pela picape média-compacta de luxo. Em seu primeiro mês de vendas efetivas, em outubro, assumiu o sétimo lugar entre as picapes. Em novembro e dezembro, deixou para trás a nova geração da Chevrolet Montana e a Ford Ranger com novo visual. E nada indica que esta tendência de crescimento vá estabilizar nesse ponto.

RAM 1500 TRX é brutal

E nem o preço parece ser um entrave. A Rampage começa em R$ 244.790, na versão Rebel diesel e vai até os R$ 277.790 da R/T. O modelo, de fato, tem característica que o torna palatável para um espectro largo de público. Até por conta das versões que formam a gama, cada uma com uma função. A Rebel é a mais despojada, com um visual discreto e uma pegada mais off-road – o que é definido pelos pneus 235/65 R17. A Laramie busca expressar o luxo da marca, com muitos cromados e pneus mistos, com medidas 235/60 R18. Estas duas podem ter motor 2.0 turbodiesel ou 2.0 Turbo a gasolina, como é o caso da Rebel avaliada, que custa R$ 254.790, pouco mais que a versão diesel. Já a versão R/T, de Road and Track, tem pneus 235/55 R19, pegada mais esportiva e chega apenas com motor a gasolina, com um mapeamento mais agressivos que nas demais versões.

Além dessa personalidade, outro ponto de atração é o tamanho. Apesar de apenas 8 cm maior que a Toro, que era até aqui a maior picape no segmento de média-compactas, os 5,03 metros da Rampage são valorizados por aspectos do design como a frente com corte bem vertical, linha de cintura elevada, teto descendente, e traseira alta. O porte da picape da RAM é ainda exaltado pelo para-lamas rechonchudos, que geram uma certa imponência. O modelo é baseado na mesma plataforma Small Wide, traz sempre tração AWD com reduzida, sempre valorizando a robustez, esportividade e o requinte.

RAM Classic: Velhos tempos

A Rampage segue o padrão premium da marca tanto em relação ao acabamento quanto a conteúdo. A primeira RAM a ser identificada por nome e não número, traz na versão Rebel um interior com revestimento de bancos, portas, volante e painel em couro preto com pespontos brancos. O acabamento inclui maçanetas internas e detalhes do volante em alumínio, superfícies de toque macias e apliques em preto brilhante. Por dentro, a imagem de tecnologia aparece no painel digital de 10,3 polegadas e na tela wide de 12,3 polegadas da central multimídia.

Os bancos do motorista, com couro perfurado, têm ajuste elétrico. No caso, a versão avaliada trazia o Pack Elite, opcional de R$ 6 mil que inclui ajuste elétrico para o banco do carona, iluminação interna em led e sistema de som Harman-Kardon. Além disso, a Rampage traz ar-condicionado duplo com saídas para a traseira, espelhamento sem fio de Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial para travas e ignição, caçamba com revestimento, tampa traseira com abertura amortecida, carregador de celular por indução e freio de estacionamento com acionamento eletrônico.

Na parte de segurança, a Rampage é bem completa. Ela traz câmera de ré, sensores dianteiros e traseiros, sensor de luz e chuva, iluminação full led com faróis de neblina com função de iluminação em curvas, alerta de colisão com frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, monitoramento de ponto cego, de tráfego cruzado e de saída de faixa, sete airbags e farol alto automático. A picape também oferece o serviço por assinatura RAM Connect, que inclui diversas funções via celular, como acionamento do motor, travas, monitoramento e localização, assistência de emergência e auxílio à navegação, incluindo cálculo de autonomia e informações de trânsito (Texto e fotos de Eduardo Rocha, Auto Press).

RAM 1500: Tamanho é documento

Ponto a ponto

Desempenho –A RAM explora no Brasil uma imagem de exuberância. O que fica bem expressa pelo motor Hurricane a gasolina, com seus 272 cv e 40,8 kgfm. Como se trata de um 2.0 Turbo, o motor se mostra vigoroso em praticamente todas as faixas de rotações úteis. As reações do câmbio automático de nove velocidades são rápidas e bastante suaves, o que gera ganhos de velocidade bem progressivos e consistentes. Também as mudanças na distribuição da tração 4X4 automática ocorrem de forma quase imperceptível. Quando a reduzida é acionada, a Rampage se transforma em um trator, com o torque máximo sendo oferecido abaixo de 2 mil giros e, juntamente com o controle de descida, facilita muito as ações no off-road. O zero a 100 em 7,1 segundos mostra a força de aceleração da picape, enquanto a máxima de 210 km/h é até exagerada, dada a vocação off-road da versão Rebel. Nota 9.

Estabilidade – A Rampage traz um conjunto suspensivo refinado, independente nas quatro rodas com McPherson na frente e multilink na traseira – o mesmo usado em outros modelos com a plataforma Small Wide, como Fiat Toro e Jeep Compass. Ele proporciona um bom controle da carroceria – boa parte da rolagem lateral pode ser atribuída aos pneus 235/65 R17, de perfil alto, com um flanco com mais de 15 cm. A capacidade de carga de 750 kg, reduzida em 265 kg em relação à versão diesel, permite um acerto mais esportivo no eixo traseiro. Nota 8.

Interatividade – O modelo traz um volante multifuncional completo, que concentra boa parte dos comandos de uso mais imediato e ainda tem uma infinidade de recursos que podem ser acessados a partir da generosa tela da central multimídia de 12,3 polegadas. Ali podem ser configurados os auxílios à condução e diversas outras definições do veículo. O modelo tem sensores para luz e chuva, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e chave presencial. Além disso, traz diversos recursos ADAS como controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão com frenagem autônoma, sensor de ponto cego e de tráfego cruzado traseiro etc. Nota 9.

Consumo – O motor Hurricane responde bem e acelera forte, mas cobra um preço alto por isso. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a Rampage faz 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/h na estrada, sempre com gasolina. Esses índices renderam notas B no segmento e D no geral, que são até razoáveis, dadas a performance e as dimensões do modelo. Na prática, porém, são praticamente inalcançáveis. Nota 6.

Conforto – A exuberância pregada pela RAM está presente na Rampage tanto sob o capô quanto nos detalhes de conforto. O motor só é percebido dentro da cabine quando é explorado esportivamente – situação em que o som é até desejável. As suspensões filtram as irregularidades e suavizam os buracos maiores, os bancos são confortáveis, o espaço interno é requintado e correto para o segmento em relação ao espaço oferecido. Nota 8.

Tecnologia – Na gama da Rampage, a diferença de valor entre a versão mais barata e a mais cara não chega a 15%. Isso quer dizer que, mesmo a Rebel sendo a configuração de entrada, não há uma grande diferença de equipamentos e o modelo é bastante completo. A plataforma Small Wide foi retrabalhada para suportar as maiores exigências do modelo em função da performance. A picape tem sete airbags, uma central multimídia sofisticada e bem completa com tela de 12,3 polegadas, com GPS interno e conexão sem fio com smartphones. Traz ainda os recursos ADAS mais evoluídos oferecidos pela Stellantis, controle de cruzeiro adaptativo com Stop&Go e frenagem autônoma, monitor de faixa, farol alto automático etc. Motor, câmbio e sistema de tração também são bem modernos. Nota 9.

Habitabilidade – A Rampage impressiona mais por fora que por dentro. Ou seja: por fora tem um porte mais imponente que a Toro, mas o habitáculo oferece o mesmo espaço. O acesso ao modelo é dificultado pela altura da picape combinada com a ausência de estribo. O teto que se rebaixa em direção à traseira é um detalhe que valoriza o visual, mas cria uma dificuldade adicional para entrar na Rampage. Uma vez encaixado no habitáculo, há uma boa área para os passageiros. O compartimento de carga é bem espaçoso – 980 litros –, mas é indicado ter alguma divisória, para os objetos não ficarem dançando com os movimentos do veículo. Nota 8.

Acabamento – A versão Rebel adota um conceito mais de acordo com a proposta off-road do modelo – despojado, mas sem pobreza. Os materiais são de boa qualidade, com revestimentos em couro pespontado e superfícies macias nas áreas de toque. A decoração combina o couro com guarnições em preto brilhante e frisos em metal escovado, numa combinação discreta e de bom gosto. A grande tela da central multimídia e o painel digital dominam o ambiente e dão um ar tecnológico ao interior. Nota 8.

Design – O design da Rampage busca exaltar as características que são tradicionais da marca desde a época que ainda era uma costela da Dodge. A frente blocada, o capô horizontalizado, a linha de cintura alta, os para-lamas ressaltados e a traseira chapada dão um aspecto robusto que faz a picape parecer maior do que é. Nota 9.

Custo/benefício – A Rampage criou uma faixa de luxo para as picapes médias-compactas, com o preço nivelado com o das picapes médias, como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Nesse posicionamento não tem rivais diretos e os preços só são justificáveis pelo apelo de imagem. Nota 6.

Total – A RAM Rampage Rebel somou 80 pontos em 100 possíveis.

 

Primeiras impressões

Requinte bruto

A RAM tem sutis diferenças entre as versões da Rampage. E Rebel é a destinada ao off-road. E mesmo sendo a gasolina (tem também uma versão diesel), mostra uma capacidade incontestável para superar obstáculos e chafurdar e se livrar da lama com desembaraço. O torque de 40,8 kgfm é mais que suficiente para empurrar ou puxar as quase duas toneladas do modelo com muita facilidade. Os pneus são bem adequados para a terra, maior altura livre para o solo e ângulos de entrada e saída aumentados. Tanto que só exige o uso de reduzida em situações muito extremas. No geral, a própria distribuição automática da tração pelas quatro rodas dá conta dos obstáculos.

Ao mesmo tempo que vai bem fora do asfalto, no ambiente rodoviário se vale dos 272 cv para as acelerações rápidas e manutenção de boas velocidades de cruzeiro sem qualquer esforço. Nas curvas, a suspensão independente mostra bom controle de carroceria e a rolagem lateral só é mais perceptível por conta exatamente dos pneus mais voltados para o uso misto, com flanco alto, de 15 cm.

Tanto em um quanto em outro ambiente, a Rampage chama a atenção pela imponência e também pelo design cheio de personalidade da picape. Por dentro, o modelo traz um acabamento de primeira linha, com muita conectividade, recursos de segurança e tecnologia que a posicionam realmente como marca premium. Ou seja: segue o padrão original da RAM nos Estados Unidos, que é oferecer produtos sofisticados, enquanto nos países latino-americanos, há modelos da marca menos requintados, como as RAM 700 e 1000, respectivamente versões rebadgeds das Fiat Strada e Toro.

 

Ficha técnica

RAM Rampage Rebel

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.995 cm³, turbo, quatro cilindros em linha e quatro válvulas por cilindro. Injeção direta de combustível e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de nove marchas à frente e uma a ré. Tração 4X4 on demand com reduzida acionada eletronicamente. Oferece controle de tração.

Potência: 272 cv a 5.200 rpm.

Torque máximo: 40,8 kgfm a 3 mil giros.

Aceleração 0-100 km/h: 7,1 segundos.

Velocidade Máxima: 210 km/h.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e pressurizados e molas helicoidais. Traseira independente do tipo multilink, links transversais/laterais, barra estabilizadora, amortecedores de duplo efeito e molas progressivas. Oferece controle eletrônico de estabilidade de série.

Pneus: 235/65 R17.

Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD e assistente de partida em rampa e controle de descida série.

Carroceria: Picape em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. Comprimento de 5,03 metros com 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos. Ângulo de entrada de 25,7º, de saída de 25,3º, de rampa de 23,9º, com altura livre para o solo de 26,4 cm entre os eixos. Possui airbags frontais, laterais, de cabeça e de joelho para o motorista.

Peso: 1.906 kg.

Capacidade da caçamba: 980 litros.

Capacidade de carga: 750 kg.

Tanque de combustível: 55 litros.

Produção: Goiana, Pernambuco.

Lançamento no Brasil: 2023.

Preço da versão: R$ 254.790.

Preço da unidade testada: R$ 260.790 (com Pack Elite).

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