Combinar o vinho com o momento é mais importante que harmonizar com comida

combinar-o-vinho-com-o-momento-e-mais-importante-que-harmonizar-com-comida


A ocasião e as pessoas devem ser levadas em conta mais que os pratos servidos. A ocasião e as pessoas devem ser levadas em conta mais que os pratos servidos
Muito se fala de como harmonizar vinho e comida – o que pode ser uma experiência sublime quando a combinação é perfeita –, mas pouco se discute sobre a importância de escolher o vinho certo para determinado momento.
Essa harmonização é pelo menos tão relevante quanto a da bebida com a comida. Por exemplo, um vinho sem muita complexidade pode ser insuficiente para agradar os degustadores numa ocasião de celebração ou num encontro com entendidos do assunto, mas pode ser perfeito para um almoço descontraído com familiares.
“Embora a ocasião não esteja diretamente relacionada com a qualidade do que está na garrafa, o contexto em que você abre o vinho afetará a forma como você o percebe. Alguns podem ver isso como uma heresia do vinho, mas depois de muitos anos abrindo garrafas, passei a acreditar que combinar um vinho com a ocasião é mais importante do que combinações precisas com alimentos específicos”, explica o crítico de vinhos do New York Times, Eric Asimov.
A escolha de combinar um vinho com a ocasião, em vez de focar exclusivamente na harmonização com a comida, tem a ver com a experiência global e subjetiva que se busca criar. A degustação pode ser mais influenciada pelo ambiente, pelas pessoas ao redor e pelo próprio momento em que se está criando uma experiência mais rica e significativa.
Alguns vinhos considerados excelentes por enófilos podem ser “difíceis” para degustadores inexperientes, que podem não estar acostumados a determinadas características da bebida e estranhá-las, tornando a experiência insatisfatória.
Muitos vinhos são versáteis e podem ser apreciados por si só, independentemente da comida que está sendo servida. Um vinho agradável e equilibrado pode complementar uma variedade de situações sem depender exclusivamente da harmonização com pratos específicos.
A escolha do vinho pode ser uma oportunidade para explorar diferentes regiões vinícolas, variedades de uvas e estilos de vinho, mas isso é mais fácil de ocorrer com sucesso se você irá degustá-lo com quem está aberto para tal experiência.
Se seus companheiros de degustação têm gostos bem definidos – por exemplo, só gostam de tintos encorpados – provavelmente servir um branco refrescante poderá resultar numa experiência decepcionante, mesmo que a comida servida seja peixe e frutos do mar, e o dia seja quente e ensolarado, o que teoricamente resultaria numa harmonização enogastronômica grandiosa.
A próxima vez que você for escolher um rótulo para o seu próximo encontro, leve em conta mais as pessoas que estarão presentes e o tipo de evento, e menos a comida que estará na mesa.
Num encontro festivo, aposte em rótulos divertidos e, sobretudo, fáceis de beber, capazes de agradar a todos. As nossas sugestões são as linhas Pouca Roupa, da premiada vinícola portuguesa João Portugal Ramos, e Sexy Fish, da renomada bodega argentina Norton.
Conheça sete vinhos que acompanham diferentes comidas e momentos!
Sexy Fish Blanc de Blancs
Sexy Fish Blanc de Blancs
Divulgação
Um vinho branco de Mendoza, bem refrescante, cítrico e saboroso. Os aromas são frescos e florais, a tília, com toques de frutas brancas, como pera. Acompanha aperitivos, saladas, queijos e pratos à base de peixes e frutos do mar. Perfeito para dias quentes, na praia, na piscina ou para um piquenique no parque.
Sexy Fish Rosé
Sexy Fish Rosé
Divulgação
Intensos aromas de frutas vermelhas, como cerejas e framboesa. Em boca, é fresco e tem boa acidez. Ideal para o verão e para acompanhar saladas, peixes e pratos leves.
Sexy Fish Malbec
Sexy Fish Malbec
Divulgação
Produzido em Mendoza pela premiada vinícola Norton, tem aromas de cerejas e figos, com notas de especiarias. Em boca, é equilibrado, elegante e saboroso. Combina com massas de molhos de carnes vermelhas, pizzas e carnes assadas. Perfeito para um almoço de domingo ou um churrasco.
Sexy Fish Cabernet Franc
Sexy Fish Cabernet Franc
Divulgação
Vinho tinto de Mendoza, da renomada vinícola Norton. É fresco e muito saboroso, com aromas de frutas vermelhas e notas herbáceas. Em boca, tem sabor de frutas, notas de pimenta e ervas, com taninos macios. Combina com pratos à base de carnes vermelhas, risotos e queijos duros, além de um jantar romântico ou um churrasco.
Pouca Roupa Branco
Pouca Roupa Branco
Divulgação
Vinho branco bem refrescante com aromas de fruta branca, elaborado no Alentejo, no sul de Portugal. Excelente para acompanhar peixes, mariscos, carnes brancas e massas, além de momentos descontraídos, dias ensolarados, na praia e na piscina.
Pouca Roupa Rosé
Pouca Roupa Rosé
Divulgação
Vinho rosé do Alentejo equilibrado e com saboroso final. É excelente como aperitivo, mas também para acompanhar saladas mediterrâneas e pratos orientais, além de encontros descontraídos, como um almoço entre amigas ou uma noite quente.
Pouca Roupa Tinto
Pouca Roupa Tinto
Divulgação
Vinho tinto do Alentejo com aromas de frutas vermelhas como cereja, amora e cassis, notas balsâmicas e taninos sedosos. É perfeito para acompanhar pizzas, carnes suínas, peixes grelhados, uma noite de queijos e frios ou um jantar romântico.
BEBA MENOS, BEBA MELHOR.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.