Compesa amplia racionamento de água em Fernando de Noronha; veja como fica calendário de abastecimento

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Segundo a companhia, mudança foi causada pela necessidade de nova manutenção emergencial em um dos módulos de dessalinização da ilha. Imagem de arquivo mostra Fernando de Noronha
Stefano Santana/Acervo pessoal
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A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mudou o calendário de racionamento em Fernando de Noronha. Desde segunda-feira (22), o fornecimento na ilha, que era de um dia com abastecimento por cinco racionados, passou de um dia com água para nove dias racionados.
Segundo a Compesa, a mudança foi provocada pela necessidade de uma nova manutenção emergencial em um dos módulos de dessalinização da ilha.
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“Os reservatórios de distribuição do equipamento atingiram níveis críticos com a queda de 35% da produção de água, após uma falha apresentada pelo dessalinizador marinho”, informou a companhia, em nota.
A Compesa também afirmou que o conserto do inversor, uma peça essencial para o funcionamento do dessalinizador, foi realizado na quinta-feira (18), mas o equipamento voltou a parar de funcionar no sábado (20).
Os técnicos da companhia foram acionados e constataram a necessidade de substituição da peça, pois detectaram que não havia mais possibilidade de conserto.
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A direção da Compesa autorizou a aquisição emergencial do componente danificado. O envio do material para a ilha está previsto para esta terça-feira (23), e a companhia estima instalar a peça até sexta-feira (26), quando a operação do módulo deve ser retomada.
A Compesa informou que a regularização do abastecimento de água acontece de forma gradual após o serviço, com a volta do calendário de abastecimento anterior: cinco dias racionados para um dia de abastecimento.
Até a situação ser regularizada, foi reforçada a operação dos dois carros-pipa na ilha, que realizam até 25 viagens por dia para atendimento emergencial.
Orientação
A Compesa orientou os moradores de Fernando de Noronha a consultarem o calendário de fornecimento no site da companhia ou pelo aplicativo da companhia.
Além disso, pede a colaboração da população para uso racional da água. “É possível substituir o uso da mangueira pelo balde, na hora de lavar carros e regar plantas, por exemplo, além de diminuir o tempo de banho”, disse, em nota.
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