Vítimas da chuva no RJ são alvo de golpistas antes da distribuição do cartão Recomeçar

Governo do Estado alerta para o envio de um cartão falso para as residências dos beneficiados e pedidos de dinheiro para liberar o saldo. Vítimas da chuva no RJ são alvo de golpistas antes da distribuição do cartão Recomeçar
O Governo do Rio de Janeiro alerta para as tentativas de golpes envolvendo o cartão Recomeçar, benefício anunciado para as pessoas que tiveram as casas gravemente atingidas pelos temporais que deixaram pelo menos 12 mortos no estado.
Entre os golpes denunciados pelos representantes da pasta estão o envio de um cartão falso para as residências dos beneficiados e pedidos de dinheiro para liberar o saldo.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos reforça que só é possível se cadastrar por meio da assistência social dos municípios. Não existe cadastro pela internet e nem pelo telefone.
Uma família afirma que foi abordada na porta de casa, em Queimados, na Baixada Fluminense. Ela afirmou que eles tinham sido contemplados e tinha os dados deles. Passou as informações e destacou que, em questão de dias, entregariam os cartões definitivos. A família entrou em contato com a secretaria e comprovou que era uma tentativa de golpe.
“Ela deu esse papel a ele com os dados dele. Aí que ela disse que ainda ia chegar um outro cartão em dois dias. Deixou até o número do telefone dela. Disse que a menina era até muito amável. E deixou lá com ele. E ele ficou todo empolgado. Quando eu cheguei do trabalho, ele mostrou para mim. Aí eu fui, entrei em contato com a assistente social, e ela falou para mim que era um golpe”, contou uma moradora.
O cartão Recomeçar é um benefício, que ainda não foi distribuído, para ajudar famílias em condições de vulnerabilidade por causa dos efeitos da chuva, permitindo a compra de eletrodomésticos, móveis e até materiais de construção. As prefeituras das cidades são responsáveis pelo cadastro dos moradores.
“É importante que a população só siga as informações do Governo do Estado e da prefeitura. O cartão é cadastrado através da prefeitura de seu município. O cartão é bloqueado, nominal, e não faz saque. Nós não enviamos nada pelo correio, não estamos indo nas comunidades fazer cadastro e nem entregar cartão nenhum”, afirmou Mônica Guedes, coordenadora do Cartão Recomeçar.
Até esta terça-feira (23), mais de 30 mil pessoas se inscreveram para receber o benefício. Os órgãos municipais farão um filtro para verificar a elegibilidade dos inscritos.
Cartão falso entregue em tentativa de golpe contra vítima das chuvas no RJ
Reprodução/ TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.