Nuvem Cumulonimbos encobre céu de Mutum; veja vídeo

nuvem-cumulonimbos-encobre-ceu-de-mutum;-veja-video


Fenômeno Cumulonimbus ou Shelf Cloud, indica a formação de tempestades severas segundo especialista. Nuvem gigantesca se forma em Mutum
Bela e assustadora! Uma nuvem cumulonimbos se formou no céu da cidade de Mutum no Vale do Rio Doce. (Veja vídeo acima)
O fenômeno foi registrado no domingo (21), pelo produtor de café Fábio Junio Ferreira Leite que é um administrador dessa nuvem vista na cidade em outras ocasiões, como esta abaixo registrada no ano passado e esta que se formou no céu da cidade em 2022.
“Gosto de acompanhar as chuvas formando. Esses estilos de nuvens dão medo, mas são bonitas e todo mundo tira foto, filma”, disse Fábio.
Nuvem gigantesca no céu de Mutum em 2022
Fábio Junio Ferreira Leite/Arquivo pessoal
Esse tipo de nuvem também é chamada por alguns de Shelf Cloud, e já foi registrada em diversas partes do país, deixando a população igualmente maravilhada e assustada.
A professora de climatologia do Instituto Federal de Minas Gerais campus de Governador Valadares (IFMG/GV), Daniela Cunha explica que a geografia da cidade favorece a formação da gigantesca nuvem.
“Mutum tem uma média altimetrica de 210m e está próxima do Espírito Santo, isso faz com que haja a influência tanto da umidade local como da que vem dos oceanos para a formação dessas nuvens”, explica Daniela.
A professora explicou ainda que a formação da cumulunimbus indica tempestades severas.
“Pela cor da nuvem, muito escura, ela está com uma extensão vertical considerável, ou seja, muito acúmulo de gotículas de água e cristais de gelo, o que é típico de uma nuvem cumulunimbus. São nuvens de tempestades severas resultantes da rapida subida e condensação do vapor de agua. Além disso ela está se formando em uma região de altitudes mais baixas o que permitiu também o seu desenvolvimento em extensão horizontal”, disse a professora.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales de Minas Gerais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.