Departamento do Patrimônio Histórico de SP confirma dano irreversível em casarão do século 20 tombado na região central

departamento-do-patrimonio-historico-de-sp-confirma-dano-irreversivel-em-casarao-do-seculo-20-tombado-na-regiao-central


Conhecido como ‘casarão das muletas’ por passar os últimos anos escorado por estacas, a casa da Rua Artur Prado, 376, foi construída em 1913 e está desocupada desde a década de 80. Prédio foi interditado pela Defesa Civil no dia 13 de janeiro. Casarão da Bela Vista, região central de SP
Arquivo Pessoal/Gabriel Rostey
O Departamento do Patrimônio Histórico da capital paulista confirmou o dano irreversível do casarão da Bela Vista, que ficou conhecido como “casarão das muletas” por passar os últimos anos escorado por estacas na região central de São Paulo,
Um lado feito por uma empresa contratada pela Subprefeitura da Sé apontou que o imóvel precisa ser demolido imediatamente por risco de colapso. O prédio está interditado pela Defesa Civil desde o dia 13 de janeiro após quase cair.
Se inscreva no canal do g1 SP no WhatsApp aqui
Segundo a reportagem da TV Globo apurou, a subprefeitura Sé já iniciou o processo para contratação emergencial para a demolição do casarão, tendo em vista que o proprietário não foi localizado. Uma reunião que vai definir como o imóvel será demolido foi agendada para o dia 29 de janeiro.
Casarão no Centro de SP precisa ser demolido imediatamente, aponta laudo
Conhecido como “casarão das muletas” por passar os últimos anos escorado por estacas, a casa da Rua Artur Prado, 376, foi construída em 1913 e abrigou a família Ribeiro da Luz até meados dos anos 1980.
Desde então, nunca mais ninguém morou lá. O imóvel foi tombado pelo patrimônio histórico do município em 2002.
Casarão tombado interditado na Bela Vista
Gabriel Rostey/arquivo pessoal
Interdição
No dia 13 de janeiro, policiais, Defesa Civil e até os bombeiros foram ao casarão após vizinhos denunciarem ameaça de desmoronamento. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil informou que fez uma vistoria e verificou que o imóvel estava abandonado e com risco iminente de queda. Desta forma foi realizada a interdição parcial da entrada de veículos do Edifício Artur Prado e Interdição parcial do quarto do apartamento 11 [do prédio vizinho].
Casarão tombado corre risco de desabar no Centro de SP
Reprodução/TV Globo
Segundo Gabriel Rostey, consultor em política urbana, patrimônio cultural e turismo, vizinho do casarão, às 14h do sábado, uma parte da fachada desmoronou.
“Fez um barulhão, aí tem tijolos, tudo. A construção ficou torta. Foi isso que aconteceu e a moradora chamou a Defesa Civil”, disse.
Ainda de acordo com Rostey, a lateral de um prédio ao lado foi interditada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.