Pastor Jaime Nelson Wright entra no Livro dos Heróis da Pátria

O pastor e defensor dos direitos humanos Jaime Nelson Wright terá o nome inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A lei com a decisão foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11/5).

Nascido em Curitiba, em 1927, Wright era pastor presbiteriano e ficou muito conhecido por sua luta em favor dos direitos humanos, principalmente durante a ditadura militar no Brasil. A inscrição dele no Livro dos Heróis veio com a aprovação no Senado Federal, em 13 de abril deste ano.

Veja a publicação:

Jaime Nelson Wright entra no Livro dos Heróis da Pátria by Leonardo Meireles on Scribd

Formado pela Universidade de Arkansas e pós-graduado na Universidade da Pensilvânia – Wright era filho de norte-americanos –, o reverendo atuava no interior da Bahia, entre as décadas de 1960 e 1970. Em 1973, o irmão dele, Paulo Stuart Wright, teve o mandato de deputado estadual por Santa Catarina cassado pelo AI-5 e acabou morto pela ditadura brasileira.

Jaime Nelson Wright, então, passou a reunir documentação sobre as sanguinárias ações dos militares. Ele chegou a uma lista com 1.843 casos de tortura e 125 desaparecidos entre 1964 e 1979. O resultado veio em 1985 com o livro Brasil: Nunca mais, que assinou com o cardeal católico dom Paulo Evaristo Arns e o rabino Henry Sobel.

Ele morreu de infarto, em Vitória (ES), em 1999, aos 71 anos.

O projeto de lei que colocou Wright no Livro dos Heróis teve relatoria do senador Flávio Arns (PSB-PR) e foi apresentada pelo ex-deputado Fábio Sousa (PSDB-GO).

“Não há dúvida que a homenagem é justa e meritória. Inscrever o nome do pastor Jaime Nelson Wright no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um ato nobre de reconhecimento desse corajoso líder religioso que sofreu na própria pele os tormentos da ditadura no Brasil”, apontou Arns, quando da aprovação do projeto.

O livro

O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, também conhecido como Livro de Aço, foi criado em 1992 e reúne nomes de pessoas que lutaram pela liberdade e democracia ou dedicaram a vida ao Brasil. A inclusão dos nomes depende de lei aprovada no Congresso.

Nele, há nomes como o de Zilda Arns, Tiradentes, Anita Garibaldi, Chico Mendes, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Chico Xavier, Santos Dumont e Zuzu Angel.

The post Pastor Jaime Nelson Wright entra no Livro dos Heróis da Pátria first appeared on Metrópoles.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.